Cuidado Com as pegadinhas de BlackFriday

Todo final de ano é a mesma aventura…. aparentemente preços ótimos, vantagens exclusivas….

Mas será que estamos realmente impunes? Ou no próximo mês o arrependimento chega na fatura?

Abaixo listamos algumas dicas para não cair nessa cilada… e se cair, podemos sempre contar com os Órgãos de Proteção ao Consumidor mais próximo.

  1. Cuidado com os falsos descontos: Sabe as etiquetas remarcadas em vermelho informando que é uma ótima oferta? Cuidado…. algumas lojas tem a prática de subir os preços algumas semanas antes da BlackFriday e no dia retornar com o valor normal. Ou pior… remarcar com o mesmo valor mas com etiquetas festivas… fique de olho…. antes da semana de promoções é bom dar uma namorada no produto de desejo e pesquisar o valor dele antes da Sexta Feira Negra…. não compre por impulso!
  2. Compras on line e os preços maiores do que os anunciados: é comum a reclamação do consumidor que atraído por um produto realiza todos os passos da loja on line, porém ao fechar a compra o valor esta diferente do ofertado…. lembre-se na duvida…. vale o menor preço.
  3. Sites duvidosos: cuidado com sites de compra on line. O preço do produto parece ser ótimo, mas você já conhecia esse site antes? Já fez compras nele, ou nunca ouviu falar? Pode ser um site fraudulento criado somente para esta semana de ofertas… desconfie…. faça pesquisas na internet sobre ele….e alem de tudo…cuidado com os dados que fornece nas compras on line. Desconfie de sites que te redirecionam, ou links disponibilizados em redes sociais.
  4. Preço atraente…Frete nem tanto: não caia na cilada do preço bom, mas entrega pelo dobro, alguns sites estão anunciando valores bem baixos para os produtos….já o frete…. aparentemente entregam até na lua. Faça pesquisa em vários sites para comparar.
  5. Compra aprovada…. produto que não chega: Já faz parte da aventura anual da BlackFriday aquela velha historia de “tem sim…. mas acabou…. “, na hora de vender todas as lojas estão a postos, mas infelizmente a entrega não é na mesma entonação. O produto nunca chega pois não há mercadoria em estoque. Se isso acontecer… não se desespere, acione o Procon mais próximo, ou recorra ao Juizado de sua cidade.
  6. O Natal …. só depois do Carnaval: Outra pratica bem comum, certifique-se de que as entregas serão realizadas nas datas contratadas…. e se o Natal ficar sem presente…. não se preocupe…. o consumidor tem todo direito de acionar a empresa que descumpriu sua oferta.

Tenha cautela, seja um consumidor responsável e consciente…e Boas Compras!

About Author

Juliana Joaquim

Advogada, Rio de Janeiro
Bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes.
Pós Graduação em MBA em Gestão Ambiental pela UVA.
Mestranda da Unirio em Direito e Políticas Públicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *